
O governo de Goiás realiza atualmente mais de 60 mil consultas médicas por mês, sendo 40 mil em policlínicas e 20 mil em ambulatórios hospitalares, distribuídos em cerca de 20 especialidades. As policlínicas têm desempenhado papel estratégico na rede de atenção à saúde do estado. Por isso, estão sendo construídas três novas unidades em Mozarlândia, Mineiros e Campos Belos, como informou reportagem exibida pela TV Brasil Central.
O modelo das policlínicas foi apresentado durante o Fórum de Boas Práticas do Programa Agora Tem Mais Especialistas, realizado no Hospital da Criança e do Adolescente, em Goiânia, no último dia 28 de agosto. A coordenadora de Serviços Ambulatoriais da Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Joana Ferreira, disse seis policlínicas estão em funcionamento nas cidades de Posse, Formosa, Quirinópolis, Goianésia, São Luís de Montes Belos e Goiás.
Joana Ferreira explicou como a população pode ter acesso às consultas e exames nas policlínicas. O paciente usuário do SUS é atendido na atenção primária. Caso o médico veja a necessidade de uma consulta especializada, ele providencia o encaminhamento. Então o paciente é colocado no complexo regulador e a central de regulação o direciona para a policlínica mais próxima da residência dele. “ (Com as policlínicas) nós já conseguimos reduzir o tempo de fila de espera, estamos aproximando o atendimento especializado da população, e conseguindo agilizar o diagnóstico e o tratamento de doenças crônicas”, ressaltou.