Praça Padre Roque, no Núcleo Bandeirante, terá piso polido, nova iluminação e paisagismo

Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

 

Obra visa a aumentar a segurança e o conforto dos pedestres; as pedras portuguesas já foram retiradas, e a concretagem do piso começou

 

A reforma da Praça Padre Roque, no Núcleo Bandeirante, segue firme. A obra executada por este Governo do Distrito Federal (GDF) abrange a substituição das pedras portuguesas por piso polido, com sinalização tátil, iluminação pública e paisagismo. O objetivo é aumentar a segurança e conforto dos pedestres, sobretudo dos idosos e pessoas com deficiência (PcDs). O investimento é de mais de R$ 987 mil.

Os serviços são executados por empresa contratada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), com geração de cerca de 300 empregos diretos e indiretos. As equipes já demoliram 5.089 mil² de piso em concreto deformado e de pedra portuguesa, recompuseram a base e, na semana passada, iniciaram a concretagem do solo. Serão implantados 5.858,71 m² de piso em concreto semipolido armado e de mais de mil metros de meio-fios.

“O piso da praça já estava bem desgastado, sem acessibilidade, principalmente para os idosos”, explica o administrador regional do Núcleo Bandeirante, José de Assis Silva. “Agora, será possível que os mais velhos, as crianças e as pessoas com dificuldade de locomoção andem sem nenhum tropeço, com mais facilidade. Fora a questão da manutenção, que é mais complicada.”

Escoamento

Antes da concretagem, foram instaladas manilhas de concreto para aumentar a capacidade de escoamento das águas pluviais da região. Posteriormente, serão colocados novos postes de iluminação pública.

Tradicional ponto de encontro da comunidade, a praça reúne a sede da Administração Regional do Núcleo Bandeirante e a Paróquia São João Bosco. Para o aposentado Cícero Menezes, 82 anos, a instalação do piso polido vai facilitar o tráfego da população. “Moro aqui há uns 40 anos e via a dificuldade que era ali, com muitos altos e baixos”, relata. “Foi uma excelente iniciativa do governador e do nosso administrador regional, chegou na hora certa”.

Outro morador antigo do Núcleo Bandeirante, o aposentado Dagoberto Rodrigues, 72, conta que a reforma deixará a praça ainda mais bonita. Há mais de seis décadas na cidade, ele acompanhou cada fase da região: “A igreja era de madeira, tinha poucas casas e lojas por aqui. Mudou muito, e acho que vai ficar mais bonito depois da obra. Vai trazer mais conforto para nós”, complementa.

A praça leva o nome do padre Roque Valiati Batista, figura central na história do Núcleo Bandeirante. Chegando à então Cidade Livre em 1956, antes mesmo da inauguração oficial de Brasília, o religioso foi o idealizador e responsável pela construção da Paróquia São João Bosco, a primeira igreja católica da região, inaugurada em 1957. Ele também foi o responsável por liderar ações sociais e educacionais, como a criação de uma escola catequética ao lado da igreja.

Durante 37 anos, o pároco atuou como importante liderança entre os moradores da cidade. Faleceu em 15 de julho de 1994, vítima de um tumor cerebral, e foi sepultado junto à igreja que ajudou a construir. Seu velório reuniu mais de 10 mil pessoas, e o GDF decretou luto oficial de três dias em sua homenagem.

Com informações da Agência Brasília