
Inscritos não isentos têm até 18 de junho para garantir participação nas provas
O Ministério da Educação prorrogou o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 até o dia 18 de junho. A medida beneficia os candidatos que não receberam isenção, garantindo mais tempo para a quitação dos R$ 85 necessários para confirmar a participação no exame.
As inscrições para o Enem 2025 seguem até esta sexta-feira (13), mas o pagamento da taxa poderá ser feito até o dia 18 de junho. O valor pode ser pago via boleto bancário, que pode ser gerado na Página do Participante, ou por Pix, cartão de crédito e débito em conta. Para pagamento por Pix, o candidato deve utilizar o QR Code disponível no boleto.
Todos os interessados devem confirmar a inscrição, inclusive os isentos da taxa. Este ano, os concluintes da rede pública terão suas inscrições pré-preenchidas, porém precisam confirmar a participação e escolher a língua estrangeira (inglês ou espanhol) na Página do Participante.
As provas do Enem serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país, com exceção das cidades paraenses Belém, Ananindeua e Marituba, que farão o exame nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro devido à COP30. Os candidatos dessas cidades podem optar por fazer o exame nas datas regulares em outros municípios.
O Enem 2025 retoma a certificação da conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos. Para obter a certificação, o participante deve alcançar ao menos 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.
Além disso, estudantes beneficiados pelo programa Pé-de-Meia receberão uma parcela bônus de R$ 200 após a conclusão do ensino médio, caso participem dos dois dias de provas, além de terem direito à isenção da taxa de inscrição.
Criado para avaliar o desempenho escolar ao final da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo base para programas como Sisu, Prouni e Fies.