Iluminação de LED avança no DF

Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

 

GDF já instalou mais de 82 mil luminárias de LED em todas as regiões administrativas, aumentando segurança e eficiência energética

O Governo do Distrito Federal (GDF) já substituiu 82.592 luminárias convencionais por LED em 2025, abrangendo as 35 regiões administrativas da capital. A ação faz parte do Programa de Modernização da Iluminação Pública, executado pela CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes), com investimento de R$ 300 milhões.

Com um total de 324.573 luminárias distribuídas em 262 mil postes, a meta é equipar todas com tecnologia LED, que consome cerca de 50% menos energia, além de ser mais durável e sustentável que os modelos antigos de vapor de sódio. O coordenador de Telegestão da CEB IPes, Gleison Fabiano Sousa Salvador, destaca que as luminárias possuem dez anos de garantia, reduzindo custos de manutenção e aquisição.

O ritmo acelerado das instalações em 2025 já supera o dobro do total de 2023, quando cerca de 35 mil luminárias foram trocadas. As regiões mais beneficiadas até o momento incluem Plano Piloto, Ceilândia, Gama, Taguatinga e Park Way. A substituição segue um planejamento estratégico baseado em um mapa de calor, priorizando locais críticos para a segurança pública.

Além de melhorar a visibilidade para pedestres e motoristas, a iniciativa colabora para a redução da criminalidade e dos acidentes de trânsito. Para alcançar a cobertura total ainda este ano, equipes da CEB IPes trabalham em turnos estendidos, inclusive nos finais de semana.

O programa também prevê a troca de lâmpadas instaladas entre 2017 e 2020, que possuem menor eficiência e tecnologia inferior às atuais luminárias de LED. Além da economia energética, o LED apresenta vida útil superior (até 60 mil horas) e melhor qualidade de luz, contribuindo para a sustentabilidade e o conforto visual da população.