Câmara vai cassar mandato de Zambelli

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

 

Deputada foragida é condenada a 10 anos pelo STF e perde mandato

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta segunda-feira (9) que a Casa irá declarar a perda de mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Zambelli está foragida na Itália após a condenação definitiva.

Segundo Motta, não cabe mais colocar a cassação em votação, pois a decisão judicial já transitou em julgado, ou seja, não há mais recursos possíveis. A Mesa Diretora da Câmara deve oficializar o afastamento da parlamentar em cumprimento à decisão do STF.

A condenação de Zambelli está relacionada à autoria intelectual da invasão hacker aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para emitir um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. O hacker Walter Delgatti Neto, réu confesso, também foi condenado a 8 anos e 3 meses de prisão.

Além da prisão em regime inicialmente fechado, Zambelli e Delgatti terão que pagar R$ 2 milhões por danos morais e coletivos. A deputada teve seu nome incluído na lista de Difusão Vermelha da Interpol, usada para busca internacional de foragidos.