Lula prevê novo auge comercial entre Brasil e Angola após assinatura de acordos

 

Presidente brasileiro e João Lourenço discutem investimentos, defesa, segurança e ampliam cooperação bilateral durante visita oficial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (23) ter certeza de que Brasil e Angola viverão em breve seu melhor momento comercial, impulsionado pela Petrobras e pelos investimentos que deverão ser ampliados a partir da implementação de uma série de acordos firmados durante a visita oficial do presidente angolano João Lourenço ao Brasil.

Lula destacou a reputação de Angola como bom pagador, ressaltando que o país quitou sua dívida antecipadamente em cinco anos, o que, segundo ele, deve incentivar investidores brasileiros a ampliar os negócios no país africano. “Ninguém tem que ter medo de vender alguma coisa ou fazer qualquer empréstimo à Angola, porque os angolanos são cumpridores dos seus deveres”, afirmou.

Durante o encontro no Palácio do Planalto, Lula e Lourenço trataram de temas bilaterais, regionais e multilaterais, com o objetivo de ampliar e diversificar a pauta comercial. O presidente brasileiro reforçou que o comércio entre os países é prioridade do seu governo e lembrou que, embora já tenha atingido fluxo de US$ 4,5 bilhões, atualmente o comércio gira em torno de US$ 1,5 bilhão. “Temos de trabalhar mais para fazermos com que nosso fluxo de comércio exterior seja do tamanho de nossos países.”

Petrobras e investimentos

Lula ressaltou a importância de a Petrobras retomar participação ativa na prospecção e pesquisa de petróleo e gás em Angola, além do incentivo a novos investimentos. João Lourenço destacou que as conversas foram “muito proveitosas” e expressou o desejo de ver mais investimentos privados brasileiros em Angola e vice-versa. O presidente angolano também pontuou as necessidades de seu país em infraestrutura, como estradas, portos, ferrovias, aeroportos, energia e água, e contou com a participação de empresários brasileiros nessas áreas.

Outro avanço destacado foi a reabertura de linhas de financiamento brasileiras para apoio ao crédito, que, segundo Lourenço, deve beneficiar ambos os países.

Defesa e segurança

Na área de defesa e segurança, Lula lembrou dos instrumentos de cooperação entre Brasil e Angola, incluindo a modernização da frota aérea e marítima angolana. “A Embraer está à disposição para restauração da frota angolana de aeronaves Super Tucano, bem como para fornecimento de aeronaves adicionais”, afirmou, acrescentando que o governo trabalha junto ao BNDES para viabilizar o financiamento da compra de três aviões K-190.

Como resultado da visita, o presidente brasileiro também anunciou a ampliação do prazo de vistos para angolanos que visitam o Brasil, que passou de 2 para 5 anos.

Homenagem a Sebastião Salgado

Ao final do discurso, Lula prestou homenagem ao fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, que faleceu recentemente. “Diante da alegria de receber João Lourenço aqui, fiquei sabendo de uma notícia muito triste. Quero fazer uma homenagem e pedir um minuto de silêncio pela morte do companheiro Sebastião Salgado, certamente, um dos maiores fotógrafos que o mundo já produziu”, declarou, presenteando o presidente angolano com uma foto do artista.