Diesel cai 34,9% nas refinarias, mas redução mal chega ao consumidor

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Apesar de alívio no preço cobrado pela Petrobras, diesel recua apenas 3,18% no IPCA desde 2023; impacto limitado frustra expectativa de alívio maior na inflação


Desde janeiro de 2023, o preço do óleo diesel vendido pela Petrobras às distribuidoras caiu R$ 1,22 por litro, chegando a R$ 3,27 atualmente. Considerando a inflação do período, a queda real no valor do combustível chega a R$ 1,75 por litro — um recuo de 34,9%.

Entretanto, o alívio sentido pelos consumidores finais foi bem menor. Dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, apontam que o diesel registrou queda de apenas 3,18% entre janeiro de 2023 e abril de 2025.

A discrepância entre a redução nas refinarias e nos postos de combustível levanta questionamentos sobre a cadeia de distribuição e revenda, além de possíveis gargalos logísticos e tributários que impedem que os cortes cheguem integralmente ao consumidor.

Com peso de apenas 0,25% no IPCA, o diesel tem um impacto indireto muito maior sobre a economia, por ser o principal insumo no transporte terrestre de cargas. Isso significa que, mesmo uma pequena queda no preço ao consumidor pode ter efeito sobre os preços de alimentos e bens de consumo.

Apesar da deflação tímida no diesel, a inflação acumulada em 12 meses está em 5,53%, acima da meta do Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de até 4,5%. O comportamento do preço dos combustíveis continua sendo um dos fatores monitorados para a condução da política monetária.