
Investimento de R$ 1,5 milhão do GDF permite implementação de ensino integral e beneficia mais de mil estudantes da região
A comunidade rural do Paranoá e regiões vizinhas comemora um avanço significativo na área da educação. Nesta sexta-feira (16), o Governo do Distrito Federal (GDF) entregou a ampliação do Centro Educacional PAD-DF (CED PAD-DF), com investimento de R$ 1,5 milhão, permitindo a implantação do ensino integral e melhorando as condições de atendimento a cerca de mil alunos da educação básica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O novo espaço, com 988 m², inclui seis salas de aula climatizadas, áreas de convivência, banheiros acessíveis e estrutura construída com tecnologia sustentável (steel frame). O objetivo, segundo a governadora em exercício, Celina Leão, é fortalecer a permanência das famílias no campo. “Estamos oferecendo condições reais para que essas crianças estudem perto de casa, com conforto e qualidade. Isso evita deslocamentos longos e valoriza o campo”, afirmou.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, celebrou a entrega do 21º módulo escolar, reforçando a meta de alcançar 60 até o fim do ano. “Esses módulos atendem 100% das famílias da região rural, garantindo educação próxima e de qualidade”, destacou.
Para o diretor do CED PAD-DF, Gildney Ferreira de Souza, a nova estrutura representa mais que expansão física: “É um investimento que combate o êxodo rural, valoriza os estudantes e permite que eles sonhem com um futuro na própria comunidade.”
A ampliação também tornou viável a implementação do ensino integral para os alunos do 6º ao 9º ano. Segundo a coordenadora Gislene Caxito, “o espaço físico adequado foi fundamental para tornar esse sonho realidade, ampliando também os projetos sociais da escola”.
O impacto é sentido na rotina de alunos e famílias. “A autoestima do meu filho melhorou muito. O ambiente acolhedor faz toda a diferença”, relatou Edilaine Vieira, mãe de Murilo, aluno com TEA. Já Ranne Saraiva, estudante do 3º ano, vê na escola uma fonte de inspiração: “Aqui encontrei estímulo para ser professor de história”.
O CED PAD-DF também se destaca em desempenho. Em 2023, ficou entre as 15 melhores escolas de ensino médio no Ideb do DF, e entre as 50 no ensino fundamental.
A visita à região coincidiu com os preparativos para a AgroBrasília, maior feira do agronegócio do DF. Após acompanhar a montagem do evento, Celina Leão almoçou com produtores e participou da inauguração simbólica de um novo galpão da empresa Kicaldo, maior distribuidora de feijão do país. “Nosso papel é apoiar o agro, que gera emprego, renda e desenvolvimento para o Distrito Federal”, afirmou.