Solidariedade em alta: eventos culturais arrecadam 7 toneladas de alimentos em dois dias no DF

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O último fim de semana foi marcado não apenas por grandes atrações culturais em Brasília, mas também por um forte gesto de solidariedade.

A campanha Solidariedade Salva, que oferece descontos em ingressos mediante doação de alimentos não perecíveis, arrecadou 7 toneladas de mantimentos em apenas dois dias — sexta (9) e sábado (10).

No Funn Festival, realizado no Parque da Cidade, foram arrecadadas 4,56 toneladas. Já na Arena BRB Mané Garrincha, os eventos Festival Rock Popular Brasileiro (RPB) e o show Numanice, da cantora Ludmilla, somaram mais 2,46 toneladas, sendo 1,54 tonelada e 920 kg, respectivamente.

A primeira-dama do Distrito Federal e idealizadora da campanha, Mayara Noronha Rocha, destacou o impacto social da iniciativa:

“Cada ingresso solidário representa mais do que acesso a um evento — representa um prato de comida na mesa de quem mais precisa.”

Coordenada pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais, a campanha faz parte do calendário oficial do DF desde a publicação do Decreto nº 46.115/2024. Além da arrecadação de alimentos, o decreto também contempla outras ações sociais como Agasalho Solidário, Vem Brincar Comigo e Nosso Natal.

Um dos maiores marcos da campanha foi durante a partida entre Brasil e Colômbia, em março deste ano, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, quando foram arrecadadas 27,7 mil doações — recorde em um único evento.

Só em abril, mais de 9,8 mil pessoas foram beneficiadas com a distribuição de 2.470 kits alimentares, totalizando 24,7 toneladas de alimentos. As doações chegaram a diversas regiões administrativas, como Ceilândia, Planaltina, Paranoá, Sol Nascente/Pôr do Sol, entre outras.

Campanha do Agasalho também ganha força

Com a chegada do inverno, o GDF lançou na quinta-feira (8) a 6ª edição da Campanha do Agasalho Solidário, que segue até 17 de julho de 2025. A ação busca arrecadar roupas, calçados, toucas, meias, luvas e cobertores em bom estado, para atender famílias em situação de vulnerabilidade.

A meta é superar as edições anteriores, que arrecadaram, em média, 10 mil itens cada. A campanha conta com o apoio de empresas, associações e voluntários. Os pontos de coleta estão espalhados em locais estratégicos como o Palácio do Buriti, secretarias, administrações regionais e outros órgãos públicos.

Mais informações podem ser obtidas pelas redes sociais da Chefia-Executiva de Políticas Sociais ou pelo WhatsApp (61) 99195-4079.