Banco Central anuncia Pix Garantido e Pix parcelado para modernizar sistema de pagamentos

 

A modernização do Pix será uma das prioridades do Banco Central (BC) em 2025, com novas funcionalidades e aprimoramento das modalidades já existentes. O presidente do BC, Gabriel Galípolo, anunciou nesta quarta-feira (2), durante o evento de comemoração dos 60 anos da instituição, que o órgão pretende lançar o Pix Garantido, uma modalidade que permitirá o uso do Pix como garantia de empréstimos.

Pix Garantido e Pix parcelado

O Pix Garantido, em desenvolvimento desde o ano passado, possibilitará que empresas utilizem recebíveis futuros para obter crédito com condições mais vantajosas.

Além disso, Galípolo confirmou que o BC está investindo no Pix por aproximação, que se tornou obrigatório em fevereiro, e no Pix parcelado, com lançamento previsto para setembro. Essa última modalidade funcionará de maneira semelhante ao parcelamento no cartão de crédito: o recebedor recebe o valor total da venda imediatamente, enquanto o pagador contrata um crédito pessoal para dividir a compra. A expectativa é que os juros do Pix parcelado sejam mais baixos que os dos cartões tradicionais.

Segurança e combate a fraudes

O presidente do BC também destacou que a segurança do Pix seguirá como prioridade. Entre as medidas recentes, o órgão já excluiu 8 milhões de chaves Pix vinculadas a CPFs irregulares, evitando que criminosos usem dados de pessoas falecidas para aplicar golpes.

“Pretendemos evoluir no processo de segurança do Pix, rastreando recursos em função de golpes”, afirmou Galípolo.

Drex e o futuro da moeda digital

Outro tema abordado foi o Drex, versão digital do real, cujo desenvolvimento tem enfrentado desafios técnicos, como privacidade e fiscalização. O BC trabalha para superar esses obstáculos e avançar para a segunda fase do projeto, que incluirá contratos automatizados e novos modelos de negócios desenvolvidos pelos consórcios participantes.

Comemoração dos 60 anos do BC

O evento também contou com o lançamento de um selo comemorativo em parceria com os Correios e o anúncio de um programa de entrevistas com ex-presidentes do BC, que será transmitido no YouTube às quintas-feiras.

A cerimônia reuniu autoridades como os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento), Ricardo Lewandowski (Justiça) e Luiz Marinho (Trabalho), além dos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre. Entre os ex-presidentes do BC presentes estavam Pedro Malan, Henrique Meirelles e Armínio Fraga.

Com foco em inovação e segurança, as novas iniciativas do Banco Central prometem tornar o sistema financeiro brasileiro ainda mais ágil e acessível.