
Incidente ocorreu 30 minutos após decolagem, e passageiros foram reacomodados em novo voo; esse é o segundo “bird strike” em menos de uma semana
Na manhã deste domingo (23), um avião da companhia aérea GOL que partia para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, colidiu com um pássaro 30 minutos após a decolagem. O voo G3 1445 (BSB-CGH) precisou retornar ao Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek.
De acordo com a Inframerica, empresa responsável pela administração do aeroporto, o incidente não causou impactos para os passageiros, que seguiram com total segurança. A GOL informou que o voo decolou às 09h10, e a colisão foi identificada pela tripulação, que decidiu retornar. O pouso foi realizado com total segurança às 09h53, e a aeronave foi encaminhada para inspeção.
A companhia aérea assegurou que todos os passageiros foram atendidos conforme a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), com a possibilidade de reacomodação em outra aeronave, que decolou às 11h55 daquele dia, ou em voos subsequentes disponíveis.
Em nota, a Inframerica também destacou que não houve impacto na operação do aeroporto, enfatizando que o pouso ocorreu de forma segura e sem maiores complicações. A GOL reforçou que todas as ações tomadas visaram garantir a segurança dos passageiros e da tripulação.
Este incidente é o segundo caso de colisão com pássaro em menos de uma semana. Na última quinta-feira (20), um voo da Latam, o A3367 (Rio de Janeiro/Galeão-São Paulo/Guarulhos), também foi obrigado a retornar ao aeroporto do Rio após uma colisão com um pássaro. Embora a parte frontal da aeronave tenha sido danificada, felizmente não houve feridos entre os passageiros.