Prazo para inscrições no Sisu termina nesta terça-feira (21)

© Juca Varella/Agência Brasil

 

Candidatos têm até o fim do dia para garantir participação no sistema de seleção para universidades públicas. Resultado da chamada regular será divulgado no dia 26

 

 

 

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) encerram-se nesta terça-feira (21), após terem sido abertas na última sexta-feira (17). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o resultado da chamada regular será divulgado em 26 de janeiro, enquanto as matrículas ocorrerão entre os dias 27 e 31. Para os interessados na lista de espera, o prazo de adesão também será de 26 a 31 de janeiro.

O Sisu utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar candidatos às vagas em instituições públicas de ensino superior. O processo considera a média obtida pelos participantes, cruzando os resultados com o número de vagas disponíveis, cursos escolhidos e o perfil socioeconômico dos inscritos.

Inscrição gratuita e online

O processo de inscrição é gratuito e realizado exclusivamente pela internet, por meio do sistema integrado ao portal gov.br. O login é feito utilizando a conta do candidato nos serviços digitais do governo federal, que recupera automaticamente as notas obtidas no Enem 2024.

Durante a inscrição, o candidato pode selecionar até duas opções de curso entre as vagas ofertadas. É permitido alterar essas opções até o encerramento do prazo, sendo a última alteração a inscrição válida.

Além disso, os candidatos preenchem um questionário socioeconômico, essencial para o enquadramento nas modalidades previstas pela Lei de Cotas.

Quem pode participar?

Podem se inscrever no Sisu todos os estudantes que participaram do Enem 2024, obtiveram nota acima de zero na redação e não declararam estar na condição de treineiro.

Aqueles que não forem selecionados para nenhuma das opções escolhidas durante o período regular ainda têm a possibilidade de concorrer às vagas remanescentes por meio da lista de espera.

Com o prazo final se aproximando, o MEC reforça a importância de que os candidatos revisem suas escolhas e não percam a oportunidade de participar do processo seletivo.