Notas do Enem 2024 serão divulgadas nesta segunda-feira

 

Resultados permitirão acesso ao ensino superior pelo Sisu, Fies e Prouni; inscrições começam ainda este mês

 

 

Nesta segunda-feira (13), estudantes brasileiros poderão conferir os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizado nos dias 3 e 10 de novembro. As notas serão divulgadas a partir das 10h (horário de Brasília) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Uma coletiva de imprensa, marcada para o mesmo dia, trará detalhes sobre os principais números e estatísticas do exame, que é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil.

Sistema de Seleção Unificada

As notas obtidas no Enem poderão ser usadas para inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujo processo seletivo inicia no dia 17 de janeiro e segue até as 23h59 do dia 21. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site do Sisu.

Os candidatos poderão escolher até duas opções de cursos durante a inscrição. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro. Para participar do Sisu, é necessário ter concluído o ensino médio, participado do Enem 2024 e obtido nota maior que zero na redação.

Financiamento e bolsas de estudo

Além do Sisu, os resultados do Enem são utilizados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e no Programa Universidade para Todos (Prouni).

O Fies oferecerá 112 mil novas vagas em 2025, sendo 67 mil no primeiro semestre e 45 mil no segundo. O programa é destinado a estudantes que desejam financiar cursos de graduação em instituições privadas.

Já o Prouni concede bolsas integrais ou parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior. Para se candidatar, os participantes precisam ter uma média mínima de 450 pontos nas cinco provas do Enem e não zerar a redação.

Expectativa e planejamento

Com a divulgação dos resultados, milhares de estudantes darão início à busca por vagas no ensino superior, seja em instituições públicas pelo Sisu ou privadas, com apoio do Fies e do Prouni. A preparação e o acompanhamento dos prazos serão fundamentais para garantir uma vaga.