Ex-diretor da PRF assume Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São José (SC)

© Prefeitura de São José/Divulgação

 

Silvinei Vasques, envolvido em polêmicas durante a gestão Bolsonaro, é nomeado para liderar pasta estratégica no município

 

 

Cinco dias após tomar posse para o segundo mandato, o prefeito de São José (SC), Orvino Coelho de Ávila, nomeou Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Vasques, formado em economia, administração e direito, será responsável pela criação e execução de políticas públicas para fomentar o crescimento econômico e a diversificação das atividades produtivas no município de cerca de 270 mil habitantes.

Localizado na região metropolitana de Florianópolis, São José é o quarto município mais populoso de Santa Catarina. A prefeitura destacou que a secretaria liderada por Vasques terá como foco parcerias com o setor privado e o fortalecimento de empresas locais.

Histórico polêmico

Silvinei Vasques chefiou a PRF entre abril de 2021 e dezembro de 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro. Sua gestão foi marcada por controvérsias, incluindo ações judiciais. Em 2022, foi indiciado pela Polícia Federal e transformado em réu em uma ação de improbidade administrativa, acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de usar a PRF para favorecer Bolsonaro nas eleições presidenciais.

De acordo com a PF, Vasques e o então ministro da Justiça, Anderson Torres, teriam dado ordens para operações que dificultaram o trânsito de eleitores no Nordeste durante o segundo turno do pleito, descumprindo uma ordem judicial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ambos negaram as acusações. Vasques chegou a ser preso preventivamente e passou um ano detido, de agosto de 2023 a agosto de 2024.

Outro caso de destaque ocorreu em 2024, quando o MPF denunciou Vasques e outras pessoas por supostas irregularidades na compra de blindados no valor de R$ 13 milhões durante sua gestão na PRF. A Justiça Federal no Rio de Janeiro, no entanto, rejeitou a denúncia por falta de provas em junho do mesmo ano.

Prefeitura defende nomeação

Procurada, a prefeitura de São José justificou a escolha destacando a formação e a experiência de Vasques, além de sua origem no município.

“Com uma carreira vitoriosa na PRF e um currículo extenso, ele reúne as competências necessárias para liderar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. A Prefeitura de São José acredita que Vasques vai contribuir muito com o desenvolvimento da cidade”, afirmou a administração municipal em nota.

Apesar do histórico controverso, Vasques agora assume uma pasta estratégica, com a missão de impulsionar o crescimento econômico de São José, equilibrando expectativas e desafios diante de seu passado e do futuro do município.