Encontro no Forte de Copacabana abordou reconstrução do papel internacional do Brasil e colaboração em projetos urbanos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, neste sábado (16), a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. A prefeita está na cidade para participar das reuniões paralelas ao G20, incluindo o Urban 20 (U20), fórum que reúne líderes de grandes centros urbanos para debater ações climáticas e transição energética.
Segundo o Palácio do Planalto, a conversa abordou a situação política no Brasil e na Europa, além da reconstrução do papel internacional do Brasil e parcerias ligadas ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), envolvendo municípios brasileiros.
Estiveram presentes na reunião os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da Fazenda, Fernando Haddad, além do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o assessor especial do presidente, Celso Amorim.
Colaboração urbana e combate às mudanças climáticas
Anne Hidalgo participou ativamente do U20, que reuniu prefeitos de cidades como Barcelona, Johanesburgo, Montreal, Phoenix e Nova Orleans. O evento, que antecede a reunião dos chefes de Estado do G20, reforçou a necessidade de ampliar o financiamento global para enfrentar as mudanças climáticas e acelerar a transição para uma economia sustentável.
A pauta climática tem ganhado destaque nos encontros internacionais, e as cidades foram colocadas no centro das estratégias para uma transição energética inclusiva.
O diálogo entre Lula e Anne Hidalgo reforça o compromisso do Brasil em se alinhar com as metas globais de sustentabilidade, fortalecendo parcerias com líderes internacionais e ampliando a cooperação em projetos voltados para o desenvolvimento urbano e o combate às mudanças climáticas.