Torcedor do Palmeiras é preso por envolvimento em ataque a ônibus de cruzeirenses em São Paulo

© Foto PRF/SP

 

Operação da Polícia Civil visa deter membros da Mancha Alvi Verde após emboscada que resultou na morte de torcedor do Cruzeiro

Nesta sexta-feira (1º), a Polícia Civil de São Paulo prendeu um torcedor do Palmeiras suspeito de participar de uma emboscada contra um ônibus de torcedores do Cruzeiro, ocorrida no último domingo (27), na Rodovia Fernão Dias, em Mairiporã, região metropolitana de São Paulo. Durante o ataque, um torcedor do Cruzeiro, de 30 anos, foi morto, e o incidente está sendo investigado como um ato violento de intolerância esportiva.

Na manhã desta sexta-feira, a polícia deflagrou uma operação para cumprir seis mandados de prisão expedidos pela Justiça contra outros torcedores do Palmeiras suspeitos de envolvimento no ataque, sendo todos membros da torcida organizada Mancha Alvi Verde. O torcedor detido hoje, no entanto, não constava na lista de mandados, mas teve a prisão temporária decretada e foi encaminhado à 6ª Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade), onde permanecerá à disposição da Justiça.

Como consequência do ataque, a Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou a proibição da entrada da Mancha Alvi Verde em todos os estádios e arenas de São Paulo, seguindo recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo. A entidade justificou que o comportamento de algumas torcidas organizadas assemelha-se ao de facções criminosas.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) também recomendou que a Mancha Alvi Verde seja banida temporariamente dos estádios em todo o país por um período de dois anos. A medida prevê a proibição do uso de qualquer vestimenta, faixa, bandeira ou objeto que identifique a torcida em eventos esportivos e suas imediações.

As buscas continuam para localizar outros suspeitos e garantir o cumprimento dos mandados de prisão, enquanto as autoridades reforçam a necessidade de ações rígidas contra a violência entre torcidas, visando a segurança nos eventos esportivos e a integridade dos torcedores.

4o