Segundo turno das eleições registra condução de quatro candidatos a delegacias

 

CICCN divulga dados parciais e monitora segurança eleitoral em 51 cidades do país

 

 

Quatro candidatos a prefeito foram conduzidos a delegacias para esclarecimentos neste domingo (27), quando ocorre o segundo turno das eleições municipais em 51 cidades, incluindo 15 capitais. A informação foi divulgada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) no Relatório Operacional Eleições Municipais 2024 – 2º turno, atualizado às 15h e repassado à imprensa às 17h. A Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e o Exército Brasileiro estão atuando no apoio e na segurança do pleito.

O relatório, no entanto, não detalha onde se deu a condução dos candidatos, nem os nomes ou qual órgão foi responsável pela ação. De acordo com o painel da Polícia Federal, atualizado às 17h23, casos eleitorais “em análise” estão em andamento nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro e Rondônia.

Até o momento, as forças de segurança registraram 24 eleitores presos e 33 pessoas conduzidas a delegacias. Um adolescente também foi apreendido e uma arma foi confiscada. Entre as ações de segurança, foram feitas 4.086 apreensões de materiais de campanha.

O CICCN relatou ainda 77 ocorrências de crimes eleitorais, sendo 29 casos de boca de urna e 17 de propaganda eleitoral irregular. O boletim também indica oito tentativas de violação do sigilo do voto e sete ocorrências de compra de votos.

As forças de segurança continuam monitorando os eventos para garantir a integridade do processo eleitoral, enquanto a Polícia Federal segue analisando os casos de flagrante registrados nos três estados mencionados.