Sexto voo de eepatriação de brasileiros do Líbano pousa no Brasil

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

 

Com 212 passageiros a bordo, operação já resgatou 1.317 brasileiros e 15 animais desde o início em outubro

 

 

 

Neste sábado (19), a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, recebeu o sexto voo da operação de repatriação de brasileiros e familiares do Líbano, transportando 212 passageiros, incluindo 14 crianças de colo e um gato. Com a chegada da aeronave, a Operação Raízes do Cedro contabiliza um total de 1.317 pessoas resgatadas e 15 animais, sendo 11 gatos e quatro cachorros.

O avião pousou às 7h15 e, desde o início da operação em 2 de outubro, já foram repatriadas 242 crianças, 40 bebês, 138 idosos, 12 gestantes, 101 pessoas com problemas de saúde e 12 indivíduos com deficiência. O Palácio do Planalto confirmou que o Itamaraty está em contato com brasileiros e seus familiares para oferecer assistência consular e avaliar a necessidade de novos voos de repatriação, conforme as condições de segurança no Líbano. Cerca de três mil pessoas manifestaram interesse em retornar ao Brasil, de acordo com estimativas do governo federal.

Além do transporte de cidadãos brasileiros, a aeronave KC-30 também está sendo utilizada para enviar insumos estratégicos de saúde ao Líbano. Desde o início da operação, as escalas realizadas já entregaram mais de 47 toneladas de donativos, incluindo insumos hospitalares e cestas básicas.

Ao chegar ao Brasil, os passageiros resgatados recebem atendimento de médicos, enfermeiros e psicólogos. As famílias são acolhidas por equipes especializadas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e da Agência da ONU para as Migrações (OIM), que verificam a existência de redes de proteção familiar ou social para os retornados.

As ações de repatriação e recepção em andamento são semelhantes às realizadas pelo governo federal entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, quando mais de 1.500 brasileiros e cerca de 50 animais de estimação foram repatriados de zonas de conflito na Faixa de Gaza, Cisjordânia e Israel, na operação intitulada “Voltando em Paz”.