Anvisa suspende uso de “chips da beleza”

© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

 

Decisão atinge a comercialização e uso de implantes hormonais manipulados em todo o país, após alerta de entidades médicas sobre os riscos à saúde

 

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a suspensão imediata da manipulação, comercialização, propaganda e uso de implantes hormonais manipulados, conhecidos como “chips da beleza”, por farmácias de manipulação em todo o Brasil. A medida preventiva será publicada no Diário Oficial da União (DOU) e é motivada por denúncias de entidades médicas que apontam o aumento de complicações associadas ao uso indiscriminado desses produtos.

A decisão vem após alertas da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), que relatou um aumento nos atendimentos de pacientes com problemas de saúde relacionados ao uso desses implantes, que podem conter diversas substâncias hormonais sem avaliação de segurança para o formato implantável.

Embora esses implantes sejam amplamente utilizados para emagrecimento, aumento de massa muscular e tratamentos estéticos, eles contêm hormônios como testosterona e gestrinona, além de outras substâncias como oxandrolona e estradiol. No entanto, a prescrição para fins estéticos já estava proibida desde 2022 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

A Anvisa orienta que pacientes que fazem uso desses implantes procurem seus médicos e notifiquem reações adversas. A agência já havia alertado que não há comprovação de segurança para o uso desses produtos em fins estéticos, apontando riscos como aumento de colesterol, hipertensão, AVC, hirsutismo, e outras complicações graves.