Google só aceitará anúncios de bets de empresas registradas no Brasil

 

Adequação à nova portaria do Ministério da Fazenda visa regulamentar operações de apostas virtuais no país e coibir práticas ilegais

 

 

A partir de segunda-feira (30), o Google aceitará apenas anúncios de empresas de apostas virtuais (bets) que estejam registradas no Ministério da Fazenda. A atualização da política de anúncios da plataforma foi divulgada nesta sexta-feira (27) e segue as determinações da portaria do Ministério, que suspenderá, a partir de 1º de outubro, as operações de bets que não solicitaram autorização para atuar no Brasil.

De acordo com a nova regra, as companhias que já tiverem solicitado a licença, mas ainda não operavam no país, só poderão iniciar suas atividades em janeiro de 2025, caso recebam a liberação do governo. A suspensão das empresas não regularizadas servirá para separar as companhias que operam legalmente das que praticam atividades criminosas, segundo o Ministério da Fazenda. A medida é uma resposta a recentes operações policiais envolvendo apostas irregulares.

O tema ganhou ainda mais relevância após um relatório do Banco Central revelar que beneficiários do Bolsa Família gastaram R$ 3 bilhões em bets apenas em agosto deste ano, valor que representa 21,25% dos R$ 14,12 bilhões pagos pelo governo federal ao programa social no mesmo período.

Nesta sexta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou providências de todos os ministérios envolvidos na regulamentação das apostas eletrônicas. A proposta do governo busca não apenas regular o setor, mas também combater a lavagem de dinheiro e evitar o endividamento excessivo das famílias devido às apostas.