Lula cobra implementação de projetos e cautela nas eleições

© Frame Canal GOV

 

Presidente orienta ministros a focarem na execução de programas já anunciados e a evitarem ataques em disputas eleitorais

 

 

Em uma reunião ministerial realizada nesta quinta-feira (8), no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou a necessidade de colocar em prática os projetos apresentados até agora pelo governo. Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, Lula destacou que o momento não é mais de “plantar”, mas sim de “colher os resultados” das iniciativas já lançadas.

“A orientação é que chegou a hora da colheita e de implementar tudo aquilo que foi anunciado. Ele [Lula] não quer mais a criação de programas, de propostas novas, não é um momento de plantar, é o momento de regar, botar fertilizante e colher”, afirmou Rui Costa após o encontro. A reunião, que marcou um ano e sete meses de governo, contou com a presença de todos os ministros, líderes do governo no Congresso, no Senado, na Câmara dos Deputados, além de dirigentes de estatais e bancos públicos.

Sobre o congelamento de R$ 15 bilhões no Orçamento, que afetou várias pastas do governo, Rui Costa disse que os ministros compreenderam a necessidade da medida, apesar do impacto nas áreas afetadas. “Corte é corte, se precisar ajustar ninguém vai estar com um sorriso na orelha, mas é necessário em função do compromisso reiterado pelo presidente com sua política fiscal e o equilíbrio das contas públicas”, explicou.

Durante a reunião, Lula também orientou os ministros a adotarem uma postura cautelosa durante as eleições municipais deste ano. Ele ressaltou a importância de apoiar candidatos sem recorrer a ataques pessoais contra adversários. “Ele gostaria que o símbolo do governo fosse a defesa enfática dos seus candidatos, mas sem a necessidade de utilizar adjetivos negativos”, explicou Rui Costa, reiterando o pedido de Lula por uma política “da cintura para cima”.