Justiça eleitoral conclui convocação de mesários para as eleições de 2024

(crédito: Crédito: Antonio Augusto/secom/TSE)

 

Eleitores voluntários devem verificar sua convocação para trabalhar nas eleições municipais; prazo para contestação de nomeações é de cinco dias úteis

 

 

O prazo para a Justiça Eleitoral nomear todos os mesários convocados para as eleições municipais de 2024 terminou nesta quarta-feira (7). Os eleitores que se inscreveram como voluntários podem conferir sua convocação por meio do edital publicado no Diário de Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu estado ou entrando em contato com o cartório eleitoral onde possuem registro. Os convocados podem atuar tanto como mesários quanto no apoio logístico durante o pleito, que ocorrerá em 6 de outubro, com um eventual segundo turno em 27 de outubro.

Eleitores que desejam contestar sua convocação têm um prazo de cinco dias úteis a partir da publicação do edital para se manifestar. A Justiça Eleitoral responderá em até dois dias, com possibilidade de recurso junto aos TREs. Partidos e federações também podem contestar os nomes convocados no mesmo prazo.

Os mesários não recebem pagamento, mas têm direito a uma ajuda de custo de R$ 60 por turno trabalhado, além de dois dias de folga para cada dia trabalhado nas eleições, sem prejuízo do salário. Há, contudo, algumas restrições para a convocação, que incluem candidatos, seus cônjuges e parentes, membros de diretórios de partidos, autoridades policiais, ocupantes de cargos de confiança do Executivo, servidores da Justiça Eleitoral e eleitores menores de 18 anos.