Seleção Brasileira Feminina chega às semifinais dos Jogos Olímpicos

© Reprodução Twitter/X/SelecaoFeminina

 

Brasil vence por 1 a 0 e quebra tabu contra as anfitriãs; próximo desafio será contra a Espanha

 

 

A seleção feminina do Brasil garantiu sua vaga nas semifinais do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Paris ao derrotar as donas da casa por 1 a 0 neste sábado (3) no estádio La Beaujoire, em Nantes. Com este resultado, o Brasil quebrou um retrospecto incômodo, vencendo a França pela primeira vez na história. Até então, em onze confrontos, as europeias haviam saído vitoriosas sete vezes, com quatro empates.

Próximo Desafio

Para buscar uma vaga na grande decisão, o Brasil enfrentará agora a Espanha, atual campeã do mundo de futebol feminino. As espanholas derrotaram a seleção brasileira por 2 a 0 na última quinta-feira (31) em confronto válido pela última rodada da fase de grupos do torneio olímpico. A Espanha garantiu sua vaga nas semifinais ao vencer a Colômbia por 4 a 2 nos pênaltis, após empate por 2 a 2 nos 90 minutos regulamentares. A partida das semifinais será disputada na próxima terça-feira (6), às 16h (horário de Brasília), no estádio Velódrome, em Marselha.

Domínio Francês

A partida começou com claro domínio francês, que criou as melhores oportunidades antes do intervalo. A chance mais clara surgiu aos 15 minutos, quando Lorena defendeu um pênalti cobrado por Karchaoui, após Tarciane derrubar Cascarino dentro da área brasileira. Este foi o segundo pênalti defendido por Lorena nos Jogos de Paris; o primeiro foi na derrota por 2 a 1 para o Japão na segunda rodada da fase de grupos.

A França ainda acertou uma bola no travessão aos 39 minutos, após cobrança de escanteio da lateral Bacha e cabeceio da zagueira Mbock. Nos primeiros 45 minutos, a equipe comandada por Arthur Elias pouco criou.

Gabi Decisiva

Na etapa final, o panorama do confronto pouco mudou, mas o Brasil conseguiu segurar a pressão até encontrar uma oportunidade para superar a defesa francesa. Aos 36 minutos, Gabi Portilho recebeu uma bola em profundidade, aproveitou a indefinição da defesa francesa e finalizou na saída da goleira Picaud, marcando o gol decisivo.

Aos 44 minutos, Gabi Portilho teve outra chance clara após uma falha da goleira Picaud, mas acertou a trave. Apesar disso, a equipe brasileira, sob o comando de Arthur Elias, manteve a vantagem até o apito final, garantindo a histórica vitória e a vaga nas semifinais.