Exoplaneta gigante maior que Júpiter é descoberto por Telescópio

T. Müller (MPIA/HdA), E. Matthews (MPIA)

Novo estudo revela características surpreendentes de Eps Ind Ab, um exoplaneta frio e brilhante orbitando a estrela Epsilon Indi A

Um exoplaneta gigante com massa seis vezes maior que a de Júpiter foi encontrado orbitando a estrela Epsilon Indi A, semelhante ao Sol, a aproximadamente 12 mil anos-luz da Terra. As novas observações, realizadas com o Telescópio Espacial James Webb, confirmaram as previsões da existência desse corpo celeste, mas com características inesperadas. O estudo, publicado na revista Nature, revelou que o exoplaneta, denominado Eps Ind Ab, apresenta uma temperatura de cerca de 2º C, desafiando a teoria de que seria um objeto quente.

Descobertas Surpreendentes

O Eps Ind Ab está a uma distância de 15 unidades astronômicas da Terra, com um período orbital que dura várias décadas. Uma unidade astronômica equivale à distância média entre a Terra e o Sol. As observações indicam que este é provavelmente o único planeta gigante no sistema. A estrela que orbita, Epsilon Indi A, tem aproximadamente 3,5 bilhões de anos e está situada a 3,6 parsecs da Terra — cerca de 12 mil anos-luz. Classificada como anã amarela do tipo G, Epsilon Indi A queima hidrogênio a uma temperatura ligeiramente inferior à do Sol.

A descoberta do Eps Ind Ab, classificado como um Superjúpiter, foi possível graças às capacidades avançadas do Telescópio Espacial James Webb. O exoplaneta se mostrou brilhante e frio, contrastando com as expectativas iniciais de um objeto quente. Com uma massa mais de seis vezes maior que a de Júpiter, a presença do Eps Ind Ab acrescenta um novo capítulo ao estudo dos exoplanetas e seus sistemas estelares.

Telescópio Espacial James Webb

O Telescópio Espacial James Webb, lançado em 2021, é a ferramenta mais avançada atualmente disponível para a observação do espaço. Desenvolvido para estudar cada fase da história do Universo, desde a grande expansão após o Big Bang até a evolução do nosso próprio Sistema Solar, o Webb tem metas ambiciosas. Segundo a Nasa, suas principais missões incluem buscar as primeiras galáxias ou objetos luminosos formados após o Big Bang, determinar sua evolução, observar a formação de estrelas desde os primeiros estágios até a formação de sistemas planetários, medir as propriedades físicas e químicas desses sistemas (incluindo o Sistema Solar) e investigar o potencial para a vida nesses corpos celestes.

A descoberta do Eps Ind Ab exemplifica a capacidade do Telescópio Espacial James Webb de fornecer insights detalhados e inesperados sobre o Universo, contribuindo significativamente para o nosso entendimento da formação e evolução dos sistemas planetários.