
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), desponta como a favorita para suceder o atual governador Ibaneis Rocha (MDB) nas eleições de 2026. Pesquisa de opinião divulgada nesta quinta-feira (4/7) pelo instituto Paraná Pesquisas mostra que Celina Leão ganharia com 22% das intenções de voto, superando o ex-governador José Roberto Arruda, um dos principais adversários mencionados no levantamento.
Além de medir as intenções de voto para o próximo pleito, a pesquisa avaliou a percepção dos eleitores sobre a atual gestão de Ibaneis Rocha. Para 30,8% dos entrevistados, o governo do DF é considerado bom, enquanto 10,4% o avaliam como ótimo. Por outro lado, 9% classificam a gestão como ruim, e 18,2% a consideram péssima. No total, 58,2% dos eleitores aprovam a administração de Ibaneis, contra 37,3% que desaprovam.
O cenário nacional também foi avaliado, destacando a preferência do eleitorado do DF entre os possíveis candidatos à presidência em 2026. O ex-presidente Jair Bolsonaro continua à frente do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 39,9% das intenções de voto, comparado a 27,1% para Lula. Em um hipotético confronto com Michelle Bolsonaro, Lula também sairia perdendo: a ex-primeira-dama lidera com 30,1% das intenções, contra 27,8% do presidente.
A coleta de dados para a pesquisa foi realizada entre os dias 29 de junho e 2 de julho, por meio de entrevistas pessoais com 1.360 eleitores.