Lula recebe presidente do Benim e firma acordos de cooperação em áreas estratégicas

© Antonio Cruz/Agência Brasil

 

Visita oficial fortalece laços entre Brasil e Benim com acordos em turismo, cultura, agricultura e educação

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira (23) o presidente do Benim, Patrice Talon, em uma visita oficial ao Brasil. O encontro, realizado no Palácio do Planalto, resultou na assinatura de quatro importantes acordos de cooperação nas áreas de turismo, cultura, agricultura, educação, defesa, segurança, energia e desenvolvimento.

Após a reunião bilateral, Lula e Talon participaram de um almoço no Palácio Itamaraty, onde Lula defendeu a cooperação entre países em desenvolvimento e alertou sobre o endividamento das nações africanas, que atualmente atinge US$ 800 bilhões. “O que vemos hoje é uma absurda exportação líquida de recursos dos países mais pobres para os países mais ricos. Não há como investir em educação, saúde ou adaptação à mudança do clima se parte expressiva do orçamento é consumida pelo serviço da dívida”, afirmou Lula.

O Brasil, na presidência do G20 este ano, promove em junho um debate com especialistas africanos sobre arquitetura financeira, cujos resultados serão apresentados na reunião de ministros das Finanças do G20. Lula propôs que os países africanos se juntem à Aliança Global de Combate à Fome e à Pobreza, iniciativa brasileira no G20, e destacou outras ações do Brasil para o desenvolvimento africano. Ele enfatizou a importância de enfrentar a mudança do clima, promover a reforma das instituições de governança global e resolver conflitos humanitários, como no Haiti e Sudão.

Laços Culturais e Históricos

Lula relembrou a história compartilhada entre Brasil e Benim, ressaltando que muitos escravos negros vieram do Benim para o Brasil. “Sobrevivendo às condições desumanas impostas pela escravidão, alguns conseguiram voltar, levando consigo um pouco do Brasil. O Benim abriga uma das maiores comunidades de retornados do continente, repleta de Souzas, Silvas, Santos e Carvalhos. Aqueles que aqui permaneceram fincaram raízes em nossa identidade, transformando o Brasil no terceiro país com maior população negra no mundo”, destacou.

Para preservar essa história, será criada a Casa do Brasil em Uidá, cidade costeira do Benim, nos moldes da Casa do Benim em Salvador. Além disso, um núcleo de cooperação será estabelecido em Adis Abeba, capital da Etiópia, reunindo agências brasileiras como ABC, Embrapa e Fiocruz.

Acordos Assinados

Durante a visita, foram assinados vários acordos de cooperação:

  1. Serviços Aéreos: Protocolo de emenda entre os ministérios dos Portos e Aeroportos do Brasil e da Economia e Finanças do Benim, visando oferecer segurança jurídica e aprofundar a relação aerocomercial entre os dois países.
  2. Turismo: Memorando de entendimento entre os ministérios do Turismo do Brasil e do Turismo, da Cultura e das Artes do Benim, para promoção de fluxos bilaterais de turistas e desenvolvimento de investimentos no setor.
  3. Cultura: Memorando de entendimento para dinamizar a cooperação cultural, artística, museológica, científica e patrimonial, incluindo pesquisas sobre o patrimônio cultural imaterial vodum orixás.
  4. Formação de Diplomatas: Memorando entre os ministérios das Relações Exteriores para desenvolvimento de atividades como intercâmbio de estudantes e professores, promoção de seminários e eventos conjuntos.

Fortalecimento das Relações Bilaterais

A visita de Patrice Talon ocorre poucos meses após a reabertura da Embaixada do Benim em Brasília, em fevereiro. Talon destacou os esforços do presidente Lula em ampliar as relações com a África durante seus primeiros mandatos, afirmando que “nunca é tarde demais para trabalhar pela sua consecução”. Ele afirmou que o Benim já superou suas fragilidades e está pronto para estabelecer uma cooperação eficiente com o Brasil.

Com população estimada em 13,3 milhões de habitantes, o Benim está localizado na região ocidental da África, na costa do Atlântico, fazendo fronteira com Burkina Faso, Níger, Nigéria e Togo. Em 2006, Lula foi o primeiro presidente brasileiro a visitar o país africano.