Prazo final para convocações da lista de espera do fies termina nesta sexta-feira

Sobram vagas na Educação de Jovens e Adultos Pandemia levou da sala de aula para o mercado de trabalho; para muitos, voltar aos estudos é preciso. Fotos: Tony Oliveira / Agência Brasília.
Pixel de Impressão banner campanha dengue

 

Estudantes têm até a meia-noite de hoje para garantir financiamento estudantil do primeiro semestre de 2024

 

 

 

Termina nesta sexta-feira (17), à meia-noite, o prazo final para as convocações por meio da lista de espera do processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Originalmente prevista para encerrar no dia 30 de abril, a data foi estendida pelo Ministério da Educação (MEC) para atender às solicitações dos estudantes que desejam ingressar no ensino superior com o financiamento subsidiado pelo governo federal.

O Fies oferece financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de educação superior que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Pelas regras do programa, o candidato é pré-selecionado na lista de espera quando uma vaga, anteriormente destinada a outro candidato durante as convocações, retorna ao sistema por não ter sido ocupada. Dessa forma, essa vaga é oferecida ao próximo estudante na lista de espera, seguindo a ordem de classificação.

“A não ocupação da vaga ocorre quando o pré-selecionado não consegue concluir quaisquer das etapas que antecedem a assinatura do contrato ou até mesmo por não manter o interesse pela vaga”, informou o MEC.

Para concluir o processo e obter o financiamento, o candidato deve ir até a faculdade escolhida, procurar a comissão permanente que trata do Fies naquela instituição e apresentar a documentação solicitada.

Segundo o ministério, este ano, o Fies oferece 112.168 vagas, das quais 67.301 estão sendo ofertadas no primeiro semestre. As vagas não ocupadas nesta edição do primeiro semestre serão novamente oferecidas no processo seletivo do segundo semestre deste ano, que prevê mais de 44 mil novas vagas.