Programa Acredita é lançado com potencial para destravar R$ 30 bilhões em crédito

São Paulo - Lojas reabertas no Shopping Light após início da fase de transição do Plano São Paulo para combate à covid-19, que permite o funcionamento das lojas de shopping centers das 11h às 19h.

 

Iniciativa visa incentivar investimentos, criar empregos e impulsionar o desenvolvimento econômico

 

 

O Programa Acredita foi lançado nesta segunda-feira (22) com o objetivo de destravar até R$ 30 bilhões em crédito, estimulando investimentos, fomentando a criação de empregos e impulsionando o desenvolvimento econômico. A iniciativa contempla diversas diretrizes voltadas para microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas, além de projetos sustentáveis e o mercado imobiliário.

O programa se fundamenta em quatro eixos principais, cada um com medidas específicas para alavancar o acesso ao crédito e promover o crescimento econômico:

  1. Acredita no Primeiro Passo: Este eixo consiste em um programa de microcrédito destinado aos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). É uma iniciativa direcionada aos negócios de pequeno porte.
  2. Acredita no Seu Negócio: Neste eixo, destaca-se o Desenrola Pequenos Negócios, uma versão do programa Desenrola Brasil voltada para a renegociação de dívidas de MEI e micro e pequenas empresas. Também está prevista uma linha de crédito específica para esse público.
  3. Eco Invest Brasil: Este terceiro eixo visa a criação de um mercado secundário para o crédito imobiliário, proporcionando mais liquidez e dinamismo nesse segmento.
  4. Proteção Cambial para Investimentos Verdes (PTE): O quarto eixo busca atrair investimentos internacionais em projetos sustentáveis no Brasil, oferecendo proteção cambial para investimentos verdes e incentivando o desenvolvimento de iniciativas alinhadas à transformação ecológica.

A maior parte dos recursos para o programa será proveniente do Fundo Garantidor de Operações (FGO), além de contribuições da Empresa Gestora de Ativos (Emgea) e outras fontes. As medidas propostas visam não apenas disponibilizar crédito, mas também estimular o ambiente de negócios, fortalecer o mercado imobiliário, e fomentar investimentos sustentáveis.

O Programa Acredita representa um passo importante para impulsionar a economia brasileira, especialmente em um contexto de recuperação pós-pandemia e de busca por soluções que estimulem o crescimento econômico de forma sustentável e inclusiva.