Projeto visa facilitar logística e segurança durante o evento internacional na cidade
A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou hoje (17) o projeto de lei 2857/2024, que estabelece feriado municipal nos dias 18 e 19 de novembro em decorrência da realização da Cúpula do G20 na cidade do Rio. O objetivo principal é facilitar a logística de transporte e segurança das autoridades durante o evento internacional.
De acordo com o projeto aprovado, as indústrias localizadas nas zonas norte e oeste da cidade, assim como padarias e estabelecimentos que operam por meio de trabalho remoto, continuarão funcionando durante os feriados. A medida busca garantir o equilíbrio entre a realização da Cúpula e o funcionamento essencial de alguns setores econômicos.
Na justificativa do projeto, o Poder Executivo destacou a importância dos feriados excepcionais para apoiar as operações logísticas planejadas pelo governo federal, incluindo restrições à circulação geral, como o bloqueio de vias públicas para garantir a segurança do evento.
O presidente da Câmara Municipal do Rio, Carlo Caiado (PSD), enfatizou a relevância da Cúpula do G20 para a cidade e ressaltou que o feriado é fundamental para o sucesso do evento. Segundo ele, a medida foi discutida com o setor produtivo para evitar prejuízos à economia local.
O vereador Átila Nunes (PSD), líder do governo na Câmara, destacou que a emenda assegura o funcionamento das indústrias e contribui para minimizar os impactos econômicos negativos, garantindo também que os feriados já existentes no mês sejam mantidos.
O feriado excepcional não abrange o comércio de rua, bares, restaurantes, hotéis, centros comerciais, estabelecimentos culturais e pontos turísticos da cidade.
O G20 reúne as maiores economias do mundo e se define como o principal fórum de cooperação econômica internacional. Esta será a primeira vez que o Brasil sediará a presidência do grupo, tornando o evento ainda mais significativo para o Rio de Janeiro.