Ministra argentina nega interferência em conflito entre Elon Musk e Judiciário brasileiro

© José Cruz/Agência Brasil

 

Diana Mondino assegura respeito à soberania nacional em primeira visita oficial ao Brasil

 

 

Na sua primeira visita oficial ao Brasil, a ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, deixou claro que seu governo não pretende intervir no embate entre o megaempresário Elon Musk e o Judiciário brasileiro. Em encontro realizado nesta segunda-feira (15) no Itamaraty, em Brasília, Mondino reforçou o respeito à soberania nacional e à autonomia dos processos democráticos de cada país.

Durante a reunião com o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a chanceler argentina afirmou que a Argentina confia plenamente na justiça de cada nação e respeita os assuntos internos de cada país. Mondino destacou ainda a defesa da liberdade de expressão em todas as suas dimensões.

A declaração de Mondino contradiz um informe recente do porta-voz do presidente argentino, Javier Milei, que sugeriu a oferta de colaboração da Argentina no conflito envolvendo a rede social X, antigo Twitter, no Brasil. No entanto, a chanceler argentina enfatizou que seu país não irá interferir nos processos judiciais ou políticos brasileiros.

O embate entre Elon Musk e o Judiciário brasileiro teve início no começo de abril, quando o empresário acusou as autoridades brasileiras de censura devido à suspensão de contas na plataforma X, acusadas de incitar a ruptura da ordem democrática, crime conforme a Lei 14.197 de 2021. Em resposta, o Supremo Tribunal Federal (STF) incluiu Musk em um inquérito que investiga a atuação de milícias digitais no país.

Além do conflito envolvendo Musk, Mondino e Vieira discutiram temas de interesse mútuo, como a infraestrutura fronteiriça, cooperação em energia e defesa, melhoria da Hidrovia Paraguai-Paraná e o fortalecimento do Mercosul e da integração regional. Ambos os países reiteraram o compromisso em aprofundar sua aliança estratégica e continuar colaborando em projetos bilaterais, independentemente das mudanças de governo.

Diana Mondino destacou a importância do Brasil para a Argentina, afirmando que a relação bilateral transcende questões políticas conjunturais e se constitui como uma verdadeira política de Estado para ambos os países. A visita da chanceler argentina reforça os laços históricos e estratégicos entre Brasil e Argentina, apesar dos desafios e divergências pontuais.