
Secretaria de Estado de Saúde espera imunizar 2 milhões de pessoas em 2.118 pontos de vacinação espalhados pelo estado
Neste sábado (13), todos os 92 municípios do Rio de Janeiro estarão mobilizados para o Dia D de Vacinação contra a gripe. A Secretaria de Estado de Saúde anunciou que serão abertos 2.118 pontos de vacinação, com o objetivo de aplicar 2 milhões de doses da vacina trivalente.
O público-alvo da campanha inclui idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, gestantes e puérperas. A vacina oferecida é trivalente, protegendo contra os vírus Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.
Para receber a imunização, é necessário apresentar documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. A campanha, que começou em 25 de março, tem como meta atingir 90% de cobertura vacinal dos grupos prioritários até 31 de maio.
A secretária estadual de Saúde, Claudia Mello, enfatizou a importância do Dia D para aumentar a imunização contra a gripe e reduzir a transmissão dos vírus, destacando que a vacina é segura e distribuída gratuitamente.
Estudos demonstram que a vacinação contra a gripe pode reduzir significativamente as hospitalizações por pneumonia e a mortalidade global, além de diminuir as doenças relacionadas à influenza em cerca de 50%.
Crianças de 6 meses a 9 anos de idade que nunca foram vacinadas devem receber duas doses com intervalo de um mês. Já aqueles diagnosticados com dengue ou outro quadro infeccioso devem aguardar de 15 a 20 dias para receber a vacina, enquanto os infectados com Covid-19 precisam esperar 28 dias.
Na capital, mais de 600 postos de vacinação estarão disponíveis, incluindo unidades de Atenção Primária e diversos outros locais como praças, associações de moradores, igrejas, shoppings e escolas. Além da vacinação, haverá atividades culturais e recreativas em alguns pontos, como na Praça Afonso Pena, na Tijuca, e na Quinta da Boa Vista.