Museu da Língua Portuguesa inicia feira de troca de livros

© Reprodução/Domínio Público

 

Evento mensal gratuito tem como propósito incentivar a leitura e promover encontros por meio da literatura.

 

 

Neste sábado (13), terá início a Feira de Troca de Livros no Museu da Língua Portuguesa, localizado na Estação da Luz, centro histórico de São Paulo. A iniciativa visa proporcionar um espaço de encontro e incentivar a leitura entre os visitantes, promovendo assim o intercâmbio de conhecimento por meio do livro e da literatura.

A feira, que será realizada mensalmente, funcionará das 14h às 17h no Pátio B do museu e será de acesso gratuito. Os participantes serão convidados a doar livros para o acervo do museu, recebendo um ingresso para visitação da instituição até 29 de dezembro a cada edição doada, com limite de quatro ingressos por pessoa.

Os livros doados devem estar em bom estado de conservação e podem abranger diversos gêneros, como literatura infantil, infantojuvenil, adulta, poesia, ficção, histórias em quadrinhos, zines, cordéis, biografias, autobiografias, ensaios e obras de arte. As obras serão disponibilizadas para troca entre os visitantes ou oferecidas a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Com o objetivo de tornar o evento acolhedor e acessível a todos os públicos, a feira permitirá que os participantes realizem as trocas de livros entre si, sem a intermediação da equipe do museu.

Além das trocas, a feira contará com diversas atrações, como a Roda de Saberes, promovida pelo coletivo Itinerância Poética, que abordará temas como publicações independentes, estímulo à leitura e estratégias de facilitação de acesso aos livros. Também haverá uma oficina de marca-página e uma área dedicada à primeira infância.

O Núcleo Educativo do museu realizará mediação de leituras no espaço “Leia e Leve”, enquanto o programa “De Mão em Mão”, da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, distribuirá livros gratuitamente na calçada do museu para fomentar e incentivar a leitura.

A Feira de Troca de Livros é organizada pelo Programa de Articulação Social do Museu da Língua Portuguesa em parceria com o coletivo Itinerância Poética e o Sistema Municipal de Bibliotecas da prefeitura de São Paulo, contando ainda com a participação do Centro de Referência e do Núcleo Educativo do museu.