Brasil registra mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2023

© Arquivo/Agência Brasil

 

Ministério da Saúde alerta para aumento expressivo da doença e promove Dia D de combate

 

 

O Brasil enfrenta um cenário preocupante em relação à dengue em 2023, com mais de 1 milhão de casos prováveis da doença e 214 mortes confirmadas até o momento. Os dados alarmantes foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (29), evidenciando a urgência de medidas de combate e prevenção.

Com um coeficiente de incidência de 501 casos para cada 100 mil habitantes, o país enfrenta um desafio significativo no controle da dengue. Mulheres representam 55,4% dos casos prováveis, enquanto os grupos etários entre 30 e 59 anos concentram o maior número de ocorrências.

Minas Gerais lidera em quantidade absoluta de casos prováveis, com 352.036 registros, enquanto o Distrito Federal apresenta o maior coeficiente de incidência: 3.612,7 casos por 100 mil habitantes.

Diante desse panorama, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, alerta para a possibilidade de o Brasil dobrar o número de casos de dengue em relação a 2023, quando foram registrados 1.658.816 casos. Para combater a doença, o Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, promoverá no próximo sábado (2) o Dia D de combate à dengue, sob o tema “Brasil Unido Contra a Dengue”.

Durante o Dia D, serão realizadas ações de conscientização em todo o país, visando orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar a propagação da doença. Os sintomas da dengue incluem febre alta, dor atrás dos olhos, mal-estar, prostração e dores no corpo, sendo essencial estar atento a esses sinais.

Atualmente, seis estados (Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio de Janeiro) e o Distrito Federal, além de 154 municípios, decretaram situação de emergência devido à dengue, evidenciando a gravidade da situação e a necessidade de ações urgentes para conter a doença.