Micro e pequenas empresas lideram criação de empregos no Brasil em 2023

São Paulo - Lojas reabertas no Shopping Light após início da fase de transição do Plano São Paulo para combate à covid-19, que permite o funcionamento das lojas de shopping centers das 11h às 19h.

 

Um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revelou que as micro e pequenas empresas (MPE) foram responsáveis por oito em cada dez empregos criados na economia brasileira ao longo de 2023.

O Papel das Micro e Pequenas Empresas

De acordo com os números divulgados, do saldo total de 1,48 milhão de novos empregos gerados no país durante o ano passado, as micro e pequenas empresas contribuíram com 1,18 milhão de novas vagas, correspondendo a impressionantes 80,1% do total. Por outro lado, as médias e grandes empresas (MGE) responderam por 209,99 mil vagas, o equivalente a 14,2%.

Consistência e Destaques Setoriais

Este é o terceiro ano consecutivo em que as micro e pequenas empresas lideram a geração de empregos no Brasil. Em 2023, o setor de serviços se destacou como o principal impulsionador da criação de empregos, gerando 631 mil novas vagas. Além disso, segmentos como comércio, com 263,25 mil vagas, e construção, com 180,52 mil vagas, também se destacaram entre as MPE.

Tendências e Perspectivas

Ao analisar as atividades econômicas que mais contribuíram para a geração de empregos, observa-se um destaque para áreas como restaurantes e estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas, construção de edifícios e comércio varejista de mercadorias em geral.

Tendência de Redução de Saldo Negativo

Embora dezembro de 2023 tenha registrado um saldo negativo de 430 mil vagas, com fechamento de postos de trabalho, é possível notar uma redução no número de empregos encerrados em comparação com o mesmo período do ano anterior. O Sebrae destaca que houve uma diminuição significativa na diferença entre o total de admissões e demissões, sugerindo uma tendência de recuperação no mercado de trabalho.

Perspectivas Futuras

Diante desses resultados, as micro e pequenas empresas se consolidam como pilares fundamentais na geração de empregos no Brasil, demonstrando sua resiliência e importância para a economia do país. As tendências apontam para um cenário de crescimento e recuperação gradual do mercado de trabalho, com os pequenos negócios desempenhando um papel crucial nesse processo.