Mais de 93 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas, com mais de 1.000 desabrigados e quase 5.000 desalojados no estado
A Defesa Civil do Paraná divulgou que 27 municípios do estado estão em situação de emergência devido aos temporais que atingiram a região. Entre as cidades afetadas estão Boa Esperança do Iguaçu, Capitão Leônidas Marques, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, São João e outras. No total, os temporais impactaram 131 municípios paranaenses nos últimos dias, afetando mais de 93 mil pessoas.
Do número total de afetados, 1.079 estão desabrigados, necessitando de abrigos públicos, enquanto 4.926 encontram-se desalojados, refugiados na casa de parentes ou amigos.
Segundo a Defesa Civil, as condições climáticas devem se estabilizar neste sábado (4) em todo o estado após os dias de fortes chuvas. Em regiões como o oeste, sudoeste e centro-sul do Paraná, é prevista nebulosidade e a possibilidade de chuviscos ao longo do dia. Os ventos sopram com intensidade moderada, principalmente nas regiões sul e leste do estado.
Apesar da estabilização climática, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais comunicou que o risco de deslizamentos, enxurradas ou eventos similares que caracterizem desastres é considerado baixo no Paraná. No entanto, algumas áreas do Sul do país, como o Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e as regiões noroeste e sudoeste do Rio Grande do Sul, apresentam um risco moderado para a ocorrência desses tipos de eventos.