Mesa-tenistas brasileiros garantem vaga olímpica nas duplas mistas para Paris 2024

Reprodução: redes sociais/@timesbrasil

 

 

Vitor Ishiy e Bruna Takahashi avançam para a final no Pan de Santiago, conquistando vagas olímpicas para o Brasil

 

 

 

Os mesa-tenistas brasileiros Vitor Ishiy e Bruna Takahashi garantiram uma vaga olímpica para o Brasil nas duplas mistas, ao avançarem para a final dos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile). Na semifinal, nesta segunda-feira (30), os brasileiros derrotaram os canadenses Eugene Wang e Mo Zhang por 4 a 2 (11/9, 11/5, 10/12, 11/4, 6/11 e 11/8). A decisão pelo ouro inédito no Pan será hoje (30), às 19h40 (horário de Brasília), contra os cubanos Jorge Campos e Daniela Fonseca. O evento esportivo é transmitido ao vivo no site do Canal Olímpico do Brasil.

O desempenho da delegação brasileira no Pan de Santiago tem sido notável, já garantindo 35 vagas olímpicas. Esse número representa um aumento de 17% em relação à edição passada, em Lima (Peru), quando foram asseguradas as vagas para Tóquio. Além do tênis de mesa, outras modalidades asseguraram vagas para Paris, como boxe (nove), handebol feminino (14), hipismo (três), pentatlo moderno (uma), natação (duas) e tênis (uma).

“Ficamos satisfeitos por termos ultrapassado esse número. Ainda temos várias modalidades para encerrarem sua participação. Nosso objetivo é continuar classificando. Estamos felizes com o que estamos construindo”, comemorou Rogério Sampaio, diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil e chefe da delegação em Santiago 2023, em depoimento ao site da entidade.

Com a maior delegação da história do país em competições internacionais, composta por 621 atletas (342 homens e 279 mulheres), o Brasil ocupa a segunda posição no quadro de medalhas do Pan de Santiago. Até o momento, a delegação acumula 120 medalhas (37 de ouro, 44 de prata e 39 de bronze), ficando atrás somente dos Estados Unidos, que contam com 167 medalhas (71 de ouro, 45 de prata e 51 de bronze), e à frente do México, terceiro colocado com 35 ouros, 21 pratas e 32 bronzes.