Inep anuncia opção de reaplicação do Enem para inscritos em locais distantes

© Arte/Agência Brasil

 

Candidatos do Enem 2023 a mais de 30 km de distância de seus locais de prova terão nova chance em dezembro

 

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta segunda-feira (30) que os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que residirem a uma distância superior a 30 quilômetros (km) dos locais de prova poderão fazer o exame em datas alternativas, nos dias 12 e 13 de dezembro, em locais que serão posteriormente divulgados.

O anúncio ocorre em resposta às preocupações dos participantes que, na última semana, tiveram acesso aos locais de realização das provas e identificaram a distância considerável entre as provas e seus domicílios, o que pode impactar a participação neste importante exame.

O instituto esclarece que a metodologia do Enem busca assegurar a comparabilidade das notas e a igualdade de condições entre os participantes. Os inscritos afetados por essa situação poderão solicitar a prova em datas alternativas, uma ação que busca preservar a equidade e oportunidades iguais para todos.

Para facilitar esse processo, o Inep disponibilizará uma aba específica na Página do Participante, a fim de receber os pedidos de reaplicação no período de 13 a 17 de novembro. O instituto estima que o total de inscritos que se encontram nessa situação seja aproximadamente 50 mil, o que representa cerca de 1% do total de participantes do Enem.

Os casos de distância excessiva estão concentrados majoritariamente em áreas urbanas de grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. O Enem 2023 ocorrerá nos dias 5 e 12 de novembro, e as notas obtidas poderão ser usadas para ingressar em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), concorrer a bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e buscar financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).