STF Condena Mais Oito Réus por Atos Golpistas de 8 de Janeiro

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

 

Supremo Tribunal Federal já soma 20 condenações pela depredação das sedes do STF, do Congresso e do Palácio do Planalto

 

 

 

Na segunda-feira (23), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos pela notificação de mais oito réus envolvidos nos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro. Com esta decisão, o número de condenados pela depredação das sedes do STF, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto chega a 20.

Até o momento, seis ministros acompanharam o voto do relator das ações penais, ministro Alexandre de Moraes, que se manifestou a favor da denúncia dos acusados. No entanto, a determinação das penas ainda não foi definida devido a divergências no cálculo final das condenações.

Os oito réus condenados são Raquel de Souza Lopes, Felipe Feres Nassau, Cibele da Piedade Ribeiro, Charles Rodrigues dos Santos, Orlando Ribeiro Junior, Fernando Plácido Feitosa, Gilberto Ackermann e Fernando Kevin da Silva.

O julgamento desses processos ocorre na modalidade virtual e será finalizado às 23h59, momento em que as penas poderão ser condicionais. Nessa modalidade, os ministros registram seus votos no sistema eletrônico, e não há deliberação presencial. O julgamento é iniciado com o voto do relator, e os demais ministros votam eletronicamente até o horário limite estabelecido pelo sistema.