Vendas no comércio brasileiro têm leve queda de 0,2% em agosto, aponta IBGE

© Valter Campanato/Agência Brasil

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (18) os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) referentes a agosto, indicando uma leve queda de 0,2% nas vendas no comércio brasileiro em comparação com julho. Esse resultado é considerado estável, pois está muito próximo de zero.

Dos oito meses analisados neste ano, quatro apresentaram estabilidade e três tiveram volatilidade baixa, de acordo com Cristiano Santos, gerente da pesquisa. Em relação a agosto de 2022, houve um crescimento de 2,3% no volume de vendas, e no acumulado de 12 meses, a alta foi de 1,7%.

Metade dos setores pesquisados registrou números negativos, com destaque para “outros artigos de uso pessoal e doméstico” (-4,8%) e “livros, jornais, revistas e papelaria” (-3,2%). O segmento de “hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo” apresentou uma alta de 0,9%, acompanhado por “combustíveis e lubrificantes” (0,9%) e “equipamentos e material para escritório, informática e comunicação” (0,2%).

O pesquisador do IBGE ressaltou que a alta nos supermercados se relaciona à desaceleração da inflação nos alimentos, proporcionando maior poder de compra aos consumidores. No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, as vendas recuaram 1,3% em comparação com julho, mas apresentam crescimento de 2,7% no acumulado de 12 meses.