Avião da FAB parte para repatriar brasileiros em Gaza e levar ajuda humanitária

© Itamaraty/Divulgação

 

Nesta quarta-feira (18), o avião VC-2 (Embraer 190) da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou com destino ao Egito para a repatriação de cerca de 30 brasileiros que estão em Gaza. A aeronave, que estava em Roma aguardando autorização para pousar em solo egípcio, também transporta 40 purificadores de água portáteis, dois kits de medicamentos e insumos enviados pelo governo brasileiro para atender à situação de emergência na Faixa de Gaza, que tem sido alvo de ataques por parte de Israel desde 7 de outubro.

Os kits de medicamentos contêm 48 itens, incluindo antibióticos, anti-inflamatórios e ataduras, entre outros. Já os purificadores têm capacidade para produzir água pura e atender até 13,5 mil pessoas por dia.

O VC-2 fará uma parada inicial no Aeroporto Internacional de El-Arish, situado a cerca de 60 quilômetros do posto de fronteira de Rafah, que separa Gaza do Egito. Após descarregar o material, a aeronave será deslocada para o Cairo, onde aguardará instruções sobre a retirada dos brasileiros de Gaza.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o grupo de aproximadamente 30 brasileiros e seus familiares diretos está abrigado nas localidades de Khan Younis e Rafah, no sul de Gaza, aguardando a abertura do posto de fronteira de Rafah para a repatriação.