
Ator irlandês faleceu aos 82 anos após quadro crítico de pneumonia
O mundo do cinema e os apaixonados pela saga Harry Potter estão de luto. O aclamado ator Michael Gambon, conhecido por interpretar o icônico Albus Dumbledore nos filmes da saga, faleceu nesta quinta-feira (28/9) aos 82 anos. A notícia foi confirmada pela família do ator.
Michael Gambon veio a óbito no hospital após um quadro crítico de pneumonia. A família informou que ele faleceu “pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama”. A triste notícia foi compartilhada pelo publicitário Clair Dobbs em um comunicado.
“Nós estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon, amado marido e pai”, dizia a nota da família. “Pedimos que você respeite nossa privacidade neste momento doloroso e obrigado por suas mensagens de apoio e amor”, acrescentaram.
Nascido em Dublin, Irlanda, em 19 de outubro de 1940, Michael Gambon foi filho de uma costureira e um engenheiro. Seu início de vida apontava para a engenharia, mas seu destino o guiou para os palcos e para o cinema.
Ele iniciou sua carreira no teatro em 1962, em uma produção de Otelo no Teatro Gates, em Dublin. Sua habilidade artística o conduziu a se tornar cavaleiro (sir) em 1998, quando foi reconhecido pela rainha Elizabeth II por sua contribuição à indústria do entretenimento.
Michael Gambon deixou sua marca no cinema, recebendo quatro vezes o prêmio Bafta (Academia Britânica de Cinema) e duas vezes o prêmio Screen Actors Guild, sendo reconhecido por sua atuação em filmes como “The Singing Detective”, “Wives and Daughters”, “Longitude”, “Perfect Strangers”, “Gosford Park” e “The King’s Speech”.
Entretanto, sua participação mais marcante para muitos fãs foi em 2002, quando foi escolhido para suceder Richard Harris no papel de Albus Dumbledore na saga Harry Potter. Seu talento e interpretação cativaram uma nova geração de espectadores e fãs, eternizando seu nome na história do cinema. A comunidade de fãs do universo mágico de J.K. Rowling lamenta profundamente a perda de um dos ícones que contribuiu para tornar a saga inesquecível.