Cristiano Zanin é nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal

© Lula Marques/ Agência Brasil

 

O Diário Oficial da União desta quarta-feira (5) trouxe a nomeação de Cristiano Zanin como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Após ter sido indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Zanin teve seu nome aprovado pelo Senado Federal no dia 21 de junho.

Logo após a aprovação de seu nome, o novo ministro realizou uma reunião com a presidente do STF, ministra Rosa Weber, na qual definiram a data para a sua posse na Corte. A posse de Cristiano Zanin está marcada para o dia 3 de agosto, na primeira semana após o recesso do STF, que ocorrerá no período de 2 a 31 de julho.

Com 47 anos, Zanin terá a possibilidade de atuar no STF por 28 anos, já que a aposentadoria compulsória para ministros é aos 75 anos. Ele ocupará a cadeira que foi deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em maio deste ano.

Cristiano Zanin é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e é especialista em litígios estratégicos e decisivos, sejam eles empresariais ou criminais, tanto em âmbito nacional quanto transnacional. Ele também atuou como defensor do presidente Lula nos processos da Operação Lava Jato.

Com a nomeação de Zanin, o STF ganha um novo ministro com vasta experiência jurídica, trazendo um perfil que se destaca pela atuação em casos de grande repercussão. Sua posse marca mais um capítulo importante na composição do Supremo Tribunal Federal e pode influenciar nas futuras decisões da Corte.