STF arquiva pedido de investigação contra Bolsonaro

 

Nesta quinta-feira (17), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, arquivou o pedido de investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por incentivo à violência política. O pedido havia sido apresentado pela vereadora do Recife Liana Cirne Lins, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), que citou a morte de Marcelo Arruda, em Foz do Iguaçu.

Segundo a vereadora, Bolsonaro teria incentivado a violência política em um discurso durante um evento no Paraná, em dezembro de 2020, no qual teria afirmado que “temos que botar um ponto final em questões que nos assombram há décadas no Brasil. Alguns querem voltar ao passado. Outros não deixam a gente viver em paz. Só tem um caminho para eles: ou vão para a Venezuela, ou vão para a cadeia”.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou pelo arquivamento do pedido, alegando que as ações de Bolsonaro não configuram o crime de incentivo à violência política e que não há elementos para uma investigação.

Com a decisão de Kassio Nunes Marques, o ex-presidente Jair Bolsonaro não será investigado pelo Supremo Tribunal Federal pelo incentivo à violência política.