Celina Leão sanciona lei que altera símbolo de placa que representa pessoas idosas

Pixel de Impressão banner campanha dengue

Nova lei altera símbolo de placa que representa pessoas idosas no DF

 

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), sancionou a lei que altera a ilustração que representa pessoas idosas na demarcação de vagas de estacionamento, filas preferenciais, assentos e outros lugares em que haja prioridade de atendimento ao idoso. A norma foi publicada no Diário Oficial do DF desta quinta-feira (26).

Até então, o símbolo era de uma pessoa curvada com uma bengala, que foi alterado para a imagem de uma pessoa ereta, com a sinalização “60+”. O texto já havia sido aprovado pela Câmara Legislativa do DF (CLDF), em dezembro do ano passado.

De acordo com a lei, a substituição pode se dar “gradualmente”. No entanto, deve ser feita sempre que seja necessária a reposição ou criação de novas sinalizações.

Projeto de lei

A lei é resultado de um projeto de autoria do deputado Martins Machado (Republicanos). Segundo a proposta, o objetivo da medida é reduzir o preconceito por idade.

No texto, ele cita a Sociedade de Geriatria e Gerontologia e um documento de 2016, da Organização Mundial de Saúde (OMS), alertando que o “comportamento preconceituoso contra idosos pode afetar negativamente a saúde física e mental dessa parcela da população”.

“O etarismo, também conhecido como idadismo ou ageísmo é, segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), qualquer tipo de ação e pensamento que consista no preconceito, na intolerância e na discriminação contra pessoas com idade avançada”, dizia o projeto(G1DF)