Fachin nega recurso da PGR sobre poderes de censura que o TSE se concedeu

 

Como era esperado, ministro também manou o caso ao plenário do STF

 

 

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou provimento ao recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentado contra os superpoderes de censura autoconcedidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas submeteu a decisão ao plenário do Supremo.

Em resolução aprovada semana passada, o TSE excluiu o Ministério Público do sistema acusatório e se deu o poder de censurar conteúdos “de ofício”, por vontade própria, no prazo de até uma hora.

No recurso, o procurador-geral da República, Augusto Aras, afirma que a medida do TSE é inconstitucional por, claramente, tomar para si competências do Congresso.

Segundo Fachin, antecessor do ministro Alexandre de Moraes na presidência do TSE, a decisão sobre a resolução deve ser avaliada pelos 11 ministros do STF.

 

Com informações do Diário do Poder