Câmara Legislativa lança aplicativo que alia transparência e participação popular

 

Com a ferramenta tecnológica Processo Legislativo Eletrônico (PLE) CLDF Online, o usuário pode acompanhar, pelo celular, as ações realizadas na CLDF

Por Lucíola Barbosa 

 

 

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) concretizou, na manhã desta quinta-feira (19), mais um passo importante em relação à transparência pública, ao lançar oficialmente a ferramenta tecnológica Processo Legislativo Eletrônico (PLE) CLDF Online – aplicativo que visa estimular de forma democrática a participação do cidadão, que, por meio do dispositivo, poderá acompanhar, pelo celular, as ações realizadas na CLDF.

Na opinião do vice-presidente da Casa, deputado distrital Rodrigo Delmasso, que presidiu a solenidade no plenário, a CLDF está “radicalizando na transparência”. Delmasso lembrou, por exemplo, que a Câmara foi a primeira Casa Legislativa a realizar uma sessão totalmente remota. A CLDF, continuou, iniciou a implantação da parte tecnológica em novembro de 2019. “Mas não é só colocar dados, é preciso que as pessoas possam ter compreensão [sobre a tecnologia]”, completou, referindo-se aos trâmites da Câmara, que muitas vezes são desconhecidos pela população em geral.

O vice-governador Paco Britto, que representou o governador Ibaneis Rocha, falou sobre a importância da presença do Executivo no evento. “Estar aqui, no Legislativo, nesta manhã, têm significados muito fortes para o Executivo. Primeiramente, porque está sendo dado, hoje, mais um passo importante para atender um dos principais anseios da nossa população, que é a transparência na forma com que nós, homens e mulheres públicos, fazemos a política”, frisou.

“Também demonstra a todos o respeito que o Poder Executivo tem com esta Casa e com todos os 24 parlamentares que estão aqui, reconhecendo sua importância e apoiando, sempre, todos os passos que são dados para a melhoria da vida do nosso povo”, completou, referindo-se à gestão deste governo que, segundo Paco Britto, prima pela transparência em todos os seus atos.

Personalizado

O responsável pelo desenvolvimento da plataforma, Marcelo Herbert de Lima, da Coordenadoria de Modernização de Informática (CMI) da Casa, explica que a proposta é aliar transparência com a participação popular, dentro do processo legislativo. “Acompanhar o que acontece nesta Casa, mais de uma forma personalizada”, frisou.

O coordenador da CMI refere-se ao fato de que o usuário pode escolher acompanhar um representante, focando nas proposições de interesse ou nos temas, e até mesmo escolher a região administrativa, para que a plataforma envie notificações sobre qualquer novidade do seu interesse.

Além de contribuir com a transparência das ações realizadas pelo legislativo e torná-las acessíveis a todos os cidadãos, o novo aplicativo acompanha a tramitação de projetos, bem como possibilita ao usuário entrar em contato com o autor da proposta e opinar sobre a iniciativa que está em tramitação.

Para fazer o login, o interessado precisa usar a plataforma federal “gov.br”, por meio do CPF da pessoa. O PLE CLDF Online pode ser baixado nas lojas dos sistemas IOS Android.

Durante o evento, foi apresentado um vídeo de lançamento da plataforma, que pontuou, entre outros assuntos, a promoção da interação, a unificação dos processos legislativos e o combate às fake news.