Estação Espacial Internacional poderá ser vista do céu do Paraná a partir deste sábado

A ISS (International Space Station), ou Estação Espacial Internacional Foto: Divulgação/Nasa

 

Laboratório espacial poderá ser observado a olho nu das cidades de Curitiba e Cascavel

 

 

A Estação Espacial Internacional – da sigla em inglês International Space Station (ISS), poderá ser vista a olho nu do Paraná, neste sábado (16). A estação – que serve como um laboratório para tecnologias e permite estudar os impactos de longo prazo de voos espaciais para os humanos – passará pelo céu da capital Curitiba e de Cascavel, no oeste do estado.

Em Curitiba, ela poderá ser vista hoje às 18h33 por sete minutos. No domingo (17), às 19h23 por quatro minutos. Já na segunda-feira (18), às 18h34 por seis minutos.

Já na cidade de Cascaval, a estação também poderá ser vista neste sábado às 20h11m durante dois minutos e, amanhã, às 19h22 por cinco minutos.

Na capital paranaense a estação já foi vista na quarta-feira (13) às 19h22 por dois minutos, na quinta-feira (14), às 17h14, às 18h35min e às 20h11min por três, quatro e um minuto, respectivamente, e na sexta-feira (15), às 19h22 por quatro minutos.

De acordo com a Nasa, todos os avistamentos ocorrerão dentro de algumas horas antes ou depois do nascer ou pôr do sol. Este é o período de visualização ideal, pois o sol reflete na estação espacial e contrasta com o céu mais escuro.

“É o terceiro objeto mais brilhante no céu e fácil de detectar se você souber quando olhar para cima. Visível a olho nu, parece um avião em movimento rápido, mas muito mais alto e viajando milhares de quilômetros por hora mais depressa!”, descreve a Nasa.(CNN)