Paco Britto prestigia sessão solene de outorga de Título de Cidadão Honorário a Chico Maia

Foto: Vinícius de Melo

 

Vice-governador Paco Britto prestigia sessão solene de outorga de título de cidadão honorário. Chico Maia faleceu, em 2021, em decorrência de complicações causadas pela covid-19

Por Lucíola Barbosa

 

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, na noite desta terça-feira (5), sessão solene de outorga do título de cidadão honorário de Brasília – post mortem – ao empresário Francisco Maia Farias. A honraria, concedida pela Casa, é fruto do decreto legislativo n° 2.302, de janeiro de 2021, de autoria do presidente, deputado distrital Rafael Prudente. A cerimônia de entrega do diploma, recebido pela viúva Solange Pinheiro Farias, contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o vice-governador Paco Britto, da família e dos amigos do homenageado.

Ex-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Chico Maia, como era conhecido pelos amigos e no meio empresarial, faleceu no dia 17 de fevereiro de 2021, em decorrência de complicações causadas pela covid-19.

No discurso, Paco, que representou o governador Ibaneis Rocha na solenidade, falou sobre a pandemia, que ceifou, no país, mais de 600 mil pessoas. “Lamentavelmente, a covid-19, que fez tantas vítimas ao redor do mundo, nos privou da convivência com Chico Maia. Faz falta a sua presença física aqui, hoje, para receber este título que, conhecendo Chico como eu conhecia, seria motivo de muito orgulho para ele”, frisou.

Para Paco, a homenagem ao empresário foi justa, pois Chico Maia, segundo ele, preenche “com maestria” todos os atributos para receber o título. “Este pioneiro da nossa cidade, visionário que era, sempre acreditou nesta cidade e exerceu suas atividades com muito afinco”, valorizou.  “Conquistou parcerias importantes e foi um apaixonado por Brasília. Ficou em nossas memórias, não apenas como um grande gestor, mas como um líder que marcou a história do Distrito Federal”, completou Paco.

Por sua vez, o deputado Rafael Prudente resumiu, no discurso, a trajetória de Chico Maia e ratificou o motivo da iniciativa do decreto. “Estou seguro que não há momento mais oportuno do que esse, de trabalho em prol do Distrito Federal, para celebrar a vida e o obra de uma grande e proeminente personalidade da capital federal, que dedicou toda sua existência em transformar para melhor o nosso DF”, disse, referindo-se à grande missão do empresário no mundo do empreendedorismo.

Também prestigiaram a cerimônia a deputada distrital Júlia Lucy; o presidente do Sistema Fecomércio, José Aparecido da Costa Freire; a ex-secretária de Turismo, Vanessa Mendonça; presidentes de sindicatos; diretores; empresários; familiares do homenageado, entre outros convidados. Na ocasião, os presentes acompanharam a execução do Hino Nacional Brasileiro pelas músicas do coral do Sesc, Mônica Simões e Elisa Silveira, e também um vídeo em homenagem ao Chico Maia produzido pela Fecomércio.

Sobre Chico

Chico Maia faleceu aos 71 anos, deixando a mulher, três filhos e seis netos. Nascido em Teresina (PI), mudou-se em 1963 para Brasília. Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB), trabalhou em vários veículos de comunicação do DF nos anos 70. Representou o setor produtivo da capital, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento da cidade.

De acordo com a CLDF, os títulos de cidadão honorário e benemérito são honrarias concedidas pelos deputados distritais a pessoas que praticaram atos de relevante interesse social em favor da população do Distrito Federal. O primeiro é conferido aos homenageados naturais de outros estados e o segundo, aos que nasceram no DF.