GDF lança programação especial para o Mês da Mulher

“A agenda reúne diversas ações, de vários órgãos e secretarias do GDF, não só para promoção, como para proteção da mulher”, explica a secretária da Mulher, Ericka Filippelli | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

 

As ações integram a quarta edição da agenda Março Mais Mulher, que é composta por ações e políticas públicas para este público

 

Uma novidade é o lançamento do Espaço Acolher, em Samambaia. O local será a primeira sede do Núcleo de Atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica (Nafavds), oferecendo acompanhamento psicossocial às pessoas envolvidas em situação de violência doméstica e familiar.

Ao longo do mês, as mulheres também poderão conhecer o espaço modelo da Casa da Mulher Brasileira montada no JK Shopping, com visitação diária das 10h às 22h

Casa da Mulher Brasileira

Ao longo do mês, as mulheres também poderão conhecer o espaço modelo da Casa da Mulher Brasileira montada no JK Shopping, em Taguatinga, com visitação diária das 10h às 22h. O objetivo é evidenciar as ações de combate à violência do espaço, hoje disponíveis na unidade de Ceilândia.

“Montamos uma loja vitrine, com algumas referências da casa para que possamos mostrar para as pessoas e as mulheres terem essa proximidade com o equipamento. Infelizmente vivemos uma realidade muito difícil com relação à violência doméstica”, avalia a secretária.

Além de uma área para visitação, o espaço terá apresentação de programas governamentais e ainda estará aberto para atendimento. A programação no shopping contará também com palestras.

A casa também é uma forma de divulgar as próximas unidades. Atualmente, o governo aguarda a finalização dos projetos para licitar mais quatro casas da Mulher Brasileira, que serão no Sol Nascente/Pôr do Sol, Recanto das Emas, Sobradinho e São Sebastião.

Capacitação

Março também marca o lançamento de dois novos programas da Secretaria da Mulher: Empodera e Realize. “A gente entende que nosso papel é dar condições para as mulheres se capacitarem e se prepararem para o mercado de trabalho, mas também dar condições para elas se desenvolverem e enfrentarem as dificuldades locais”, completa.

O primeiro será uma formação de mulheres líderes. As inscritas aprenderão a apresentar ofícios e projetos, promover abaixo-assinados e falar em público. Já o Realize trabalha no desenvolvimento socioemocional das mulheres com participação dos especialistas da Secretaria da Mulher.

Políticas já em execução terão novas temporadas em março. É o caso do programa Jornada Zero Violência Contra Mulheres e Meninas. Do dia 14 a 17, a ação será em Sobradinho, com lideranças locais divulgando as ações e políticas do GDF voltadas ao acolhimento das mulheres.

Adriana Izel, da Agência Brasília