O presidente Jair Bolsonaro vê com maus olhos a decisão do Ministro Edshon Fachin, que anulou as condenações de Lula na Lava Jato. “Descrédito para a Justiça, é muito ruim para o Brasil, diz Bolsonaro sobre anulação das condenações de Lula”, afirmou ele em entrevista a Band TV.
Bolsonaro enxerga que a decisão monocrática ainda deve ser avaliada na 2ª Turma ou no plenário do Supremo Tribunal Federal, mas diz que se o petista for absolvido é como se os casos de corrupção não tivessem acontecido. “A partir do momento que você diga que o Lula, que foi tudo anulado, é dizer que não houve petrolão, não houve roubalheira em várias estatais”, afirmou o presidente.
Fachin anulou todas as condenações do ex-presidente Lula com o entendimento de que a Vara competente para julgar o caso não era a de Curitiba. O processo foi encaminhado para a Justiça do Distrito Federal e pode voltar a condenar Lula. Com isso, o pedido de suspeição do ex-juiz federal Sérgio Moro perde efeito, já que foi declarada a perda do objeto de 10 habeas corpus e de quatro reclamações apresentadas pela defesa do ex-presidente.
Assista à entrevista completa: